Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Thursday, July 26, 2007

Sir Ferguson feliz por esperar a vinda de Tevez

Mark Ogden Macau
The Guardian

Sir Alex Ferguson tranqüilizou Carlos Tevez, dizendo que o Manchester United está preparado para esperar até 31 de agosto, último prazo para transferências, para recebê-lo em Old Trafford. Com apenas cinco semanas até o fechamentos da janela de transferências, a assinatura com Tevez pode ser retardada até Kia Joorabchian obter uma decisão, pois o intermediário do atacante argentino ingressou com processo legal contra o West Ham United, num esforço de resolver a disputa que cerca a posse do jogador e de seus
direitos procurando retirá-lo de Upton Park.

Como o processo no tribunal superior pode deixar Tevez num estado de limbo, aguardando uma decisão pró-Joorabchian e contornando a Corte de Arbitragem para os Esportes em favor de sua ação legal, espera-se que o desfecho fique mais distante, sendo bem possível gerar uma solução mais clara, com o
Manchester tendo a oportunidade de esclarecer sua versão da atual situação de contratação do jogador antes de eles assinarem. "Sinto-me mais confiante agora, porque o agente está suficientemente seguro de seu triunfo no tribunal superior", disse Ferguson. "Pode ser embaraçoso se não estiver correto, podendo perder tudo, então deve ser muito sensato acertar a situação com o West Ham. Uma vez que se vai ao tribunal superior, você nunca sabe o que acontecerá, mas é melhor para nós, porque saberemos exatamente
onde ficamos e esse é o melhor meio de se resolver. Imagino que seja feito antes do último prazo, mas esperaremos por ele, de qualquer jeito, como certo. Agora que fomos tão longe, não há nenhum sinal de desistência.

Ferguson acredita ter identificado em Tevez um jogador capaz de encerrar sua procura para um goleador da elite mundial, após a partida de Ruud van Nistelrooy para o Real Madrid, no último Verão. "Há pouquíssimos atacantes no mercado mundial", acrescentou o executivo do Manchester. "Atacantes, na
expressão mais simples, de alto nível, tornaram-se raridade e é muito difícil recebê-los, mas penso que Carlos Tevez mostrou sua capacidade de jogar na Inglaterra e a imensa influência que teve numa equipe sem expressão na Liga. Eu não penso que haja qualquer dúvida sobre isso. Segurou o West Ham porque seu desempenho foi bom para tanto. Talvez aí estejam boas razões para se trazer um jogador assim, além desses dois aspectos."

"Às vezes você se preocupa com jogadores da América do Sul, pois precisam de um período de adaptação. Quando ele chegou ao West Ham, era um substituto na maior parte do tempo, mas uma vez que ele recebesse uma chance de entrar, ele se saía bem. Nós não fomos atrás dele no Verão passado porque não
estávamos seguros de seu entrosamento".

Enquanto Ferguson permanece confiante sobre suas possibilidades de assinar com Tevez, ele mais uma vez descartou esperanças de trazer do Liverpool para Old Trafford outro argentino internacional o defensor Gabriel Heinze.

Heinze, de 29 anos, está entusiasmado por uma transferência plena de £6,8 milhões de libras ao Anfield, enquanto ações legais pressionam o negócio, pois estão sendo investigados o Liverpool e o Heinze, ambos acreditam que o Manchester não pode impedir essa transferência, tendo dado permissão escrita para o jogador achar um novo clube. Ferguson, que disse que Heinze não está disponível para venda a qualquer rival doméstico do Manchester, insiste, contudo, que a operação não acontecerá.

Disse: "Eu não falei a Gaby, mas é nosso jogador e isso é a coisa mais importante. Ele não é atleta do Liverpool, apesar de eles o tratarem como se fosse. Tem ainda dois anos a cumprir por seu contrato, mas se terminar o acordo e nos deixar ao final deste, estará tudo bem para nós."

"O Liverpool é oportunista, como os outros. Se um agente viesse a mim e me apresentasse uma carta dizendo que Steven Gerrard estava disponível por uma certa quantia, eu faria o mesmo".

Wednesday, July 25, 2007

Kia processa West Ham pelo rompimento de Tevez

Matt Scott
The Guardian

Kia Joorabchian e as companhias offshores que ele representa ingressaram ontem com uma ação judicial contra o West Ham, numa tentativa de forçar a transferência de Carlos Tevez ao Manchester United. Os advogados de Media Sports Investments (MSI) e Just Sports Inc (JSI) - empresas que detinham os direitos econômicos relativos a Tevez quando este se transferiu para Upton Park em agosto passado - ingressaram na Justiça comum com um processo por rompimento de contrato.
A iniciativa de ontem foi a concretização de uma ameaça feita desde abril. Na ocasião, os Hammers romperam seus acordos com terceiros firmados com MSI-JSI, depois de serem considerados culpados pela quebra de duas normas distintas da Premier League em seus contratos na vinda de Tevez.
A posição de MSI-JSI endurecera apenas depois de a FIFA, seguindo entendimentos com as ligas Football Association e Premier League, recomendar que o caso seja submetido à Corte de Arbitragem para o Esporte (CAS).
"As empresas recorrem à intervenção da Justiça para pressionar o West Ham a liberar o registro de Carlos Tevez, conforme os contratos inicialmente efetuados entre essas partes", disse Graham Shear, um dos advogados de MSI-JSI. Estão prontos para articular o despejo de Tevez de sua casa - um flat em Canary Wharf que foi providenciado para ele pelo West Ham - enquanto estava longe disputando a Copa América pela seleção Argentina neste verão. Será alegado que esta é a prova que os Hammers não foram coerentes em afirmar seus direitos no jogador.
Sob pressão da Premier League, mantendo sua decisão de rompimento dos acordos com MSI-JSI, o West Ham conta com o contrato de Tevez, prevendo que ele jogue por três anos, e com o documento de registro que possui como evidências de que o atleta é seu ativo próprio.
Os Hammers também usariam em sua defesa, segundo opinião de dois advogados graduados no Queen Counsel, como dito na audiência disciplinar em abril na Premier League, que os contratos com terceiros assinados com MSI-JSI são legalmente inexeqüívies.
Os desdobramentos de ontem significam que a esperança de uma transferência de Tevez a Old Trafford parecem sempre mais distantes. Não tem havido oferta alguma dos campeões da Premiership sem que a Premier League processe a transferência. Está claro que a questão legal deva ser resolvida enquanto Tevez possa trocar de clube.
O West Ham, afirmando estar "feliz" em ir à CAS, sente-se confuso quanto ao porquê dos direitos sobre Tevez deverem ser decididos na Justiça comum. A CAS poderia ouvir a queixa entre agosto 10 e 15, permitindo tempo para que a
movimentação do argentino rumo ao Manchester United possa ser processada antes de 31 de agosto, último prazo para transferências; uma audiência no Tribunal Superior poderia demorar meses.
Ontem à noite, porém, um porta-voz de Old Trafford disse: "Estamos esperançosos que haverá uma solução breve. Estamos satisfeitos com nosso caso e confiantes de que ele será nosso jogador até o final da janela de transferências."
Acredita-se que Joorabchian estaria disposto a correr os riscos de um processo menos rápido se puder garantir uma audiência aberta e pública, como ocorre no Tribunal Superior. A CAS - onde as decisões são tomadas por conciliação e apenas podem sofrer apelação nas cortes judiciais - somente anunciaria seu veredito, sem detalhar seus argumentos.