Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Tuesday, August 08, 2006

Procuradores Russos Abrem Processo Contra Credores da Yukos

A Procuradoria Geral da Rússia abriu um processo criminal por fraude relacionado à falência da petrolífera Yukos, relatou, nesta terça feira, a agência de notícia ITAR-TASS.
Fontes disseram que o processo criminal envolve a gerência da companhia Yukos Capital S.A.R.L. - um dos principais credores figurados no caso de falência da Yukos.
As autoridades estão agora apreendendo documentos nos escritórios da Yukos, da Yuganskneftegaz, da Samarneftegaz, da Tomskneft, da Yukos Vostok Trade e da Energotrade. Elas também estão interrogando os funcionários das companhias.
A petrolífera Yukos, que já foi a maior produtora de petróleo da Rússia, foi declarada falida por uma Corte de Arbitragem, em 1º de agosto de 2006. O veredicto da Corte pôs um ponto final num drama de três anos, no qual o seu fundador, o bilionário Mikhail Khodorkovsky, foi preso em uma colônia penal siberiana e a maior unidade de produção da companhia foi vendida por uma barganha ao Estado.
A investigação de fraude contra Khodorkovsky e a sindicância sobre sonegação fiscal na Yukos, que começou em 2003, foi iniciada pelo Kremlin como uma batalha contra um império corrupto. Porém, o caso foi recebido pelos outros, como uma punição a Khodorkovsky de cunho político e como uma manobra do Estado para recuperar o controle do estratégico e importante setor petrolífero.
MosNews

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2006/08/08/yukosbankruptcy_.shtml, 08/08/2006)