Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Friday, December 23, 2005

Autovaz tem nova diretoria

MOSCOU – A maior fabricante de carros russa elegeu na quinta-feira uma nova diretoria com gerentes superiores representando o estado, agências de notícia reportaram, cimentando o controle de uma companhia-chave no setor de automóveis depois de movimentos paralelos para ampliar o poder do estado no setor de energia.

O novo presidente é Igor Yesipovsky e o presidente do conselhoé Vladimir Artyakov, ambos representando a agência estatal para a divisão de exportação, Rosoboronexport, como teriam dito fontes da companhia, reportou a Interfax.

A nova diretoria também tem três representantes da estatal Vneshtorgbank e um da agência estatal russa para a indústria, reportou a Dow Jones Newswires reportou.

Autovaz recusou-se a confirmar as nomeações da diretoria, mas disse que um anúncio oficial seria feito posteriormente.

Os analistas disseram que ao razão para fixar o controle dos fabricantes de carros era parte de uma investida estratégica do presidente Vladimir Putin para reafirmar a influência do estado na economia nacional.

Sob a presidência de Putin, a Rússia tem-se movido para abocanhar pedaços do estrategicamente importante setor petrolífero e o estado controla agora cerca de 30% da indústria de nacional de petróleo.

O jornal Kommersant relatou no último mês que Rosoboronexport tinha obtido o controle acionário da OAO Autovaz. A companhia, que tem uma complicada e obscura estrutura de propriedade, não confirmou ou desmentiu a reportagem.

Segundo Yesipovsky, a Autovaz, que produz o famoso Lada e está sediada ao sul da cidade de Togliatti, no rio Volga, concentrar-se-ia na "produção de carros populares russos," a agência Prime-TASS de notícias afirmou serem palavras dele.

O novo presidente disse que a fabricante de carros pode reconsiderar sua ‘joint venture’ com a General Mortors Corp. denominada GM-Autovaz, que produz o Chevy-Niva, veículo esporte utilitário porque ele não está rendendo lucro, reportou a Interfax.

Embora a Autovaz tenha a maior parte do mercado de automóveis em expansão da Rússia, ela tem perdido terreno para as rivais estrangeiras das quais as marcas atraem os compradores domésticos.

Por assumir o controle da Autovaz, o governo almeja reconstruir a poderosa indústria de carros nacional, mas o papel crescente do estado na economia russa tem atraído críticas mesmo dentro da administração de Putin.

Um franco assessor econômico advertiu Putin na quarta-feira que Rússia estava tornando-se uma “corporação” estatal dominada por grandes companhias.

O assessor econômico Andrei Illarionov disse que a liberdade política diminuiu firmemente, enquanto as corporações controladas pelo governo sufocaramm/asfixiaram a competição e ignoraram os interesses públicos.

(The St. Petesburg Times, http://www.sptimes.ru/index.php?action_id=2&story_id=16448, 23/12/2005)