Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Monday, December 25, 2006

Abramovich quer cortar gastos de transferências do Chelsea

O bilionário russo Roman Abramovich, proprietário do clube de futebol Chelsea, disse que os dias de gastos extravagantes no mercado de transferências de atletas se acabaram, mas negou prontamente ter perdido o interesse por seu clube da Premier League, informou a Associated Press.
Desde que Abramovich assumiu o Chelsea, em 2003, o clube gastou cerca de US$626 milhões de dólares em transferências. Apenas neste ano o atacante Andriy Shevchenko fechou com o Chelsea uma contratação recorde para o futebol britânico de US$68 milhões de dólares e o clube concordou pagar ao meio-campo Michael Ballack um dos salários mais altos do futebol mundial.
"Nossa estratégia é trazer à tona os próprios jogadores formados na agremiação, em quem nós investimos muito e esperamos obter resultados", Abramovich disse em sua primeira entrevista em três anos. "Gastaremos menos no mercado de transferências nos próximos anos", acrescentou.
O bilionário também negou querer o Chelsea jogando numa "Super Liga" européia, dizendo que o dinheiro tem um papel importante no futebol mas não é seu fator dominante.
"Eu não tenho uma opinião sobre o Chelsea jogando numa Super Liga," Abramovich adicionou.
"Meu sentimento seria de certa perda da beleza da Premiership pela adesão a algo não definido no momento".
Abramovich fez sua fortuna no petróleo quando os serviços públicos da Rússia foram privatizados nos anos 1990.
Por causa da inflação que gerou no mercado de transferências do futebol, os métodos do Chelsea também foram questionados. No ano passado o clube foi considerado culpado de se aproximar ilegalmente do procurador de Ashley Cole enquanto o atleta estava contratado pelo Arsenal. Cole transferiu-se ao Chelsea em agosto.
A influência de Abramovich transformou o Chelsea no clube que as pessoas amam odiar. Comentando sobre isto, o bilionário disse que todo mundo gosta da situação em que o líder perde, além do mais, o clube não tem nenhum problema financeiro, o que também podem ser razão de desdém. "Há dois grupos: uns que amam a equipe e esses, os que não gostam dela, mas o número de torcedores do Chelsea aumentou substancialmente", disse.
Abramovich disse que não se envolve na escalação da equipe. "Eu não posso dizer que não estou completamente envolvido na compra de um jogador, mas meu papel fica significativamente abaixo na direção da equipe", disse. "Você não pode comparar".
Ao falar sobre seu relacionamento com José Mourinho, gerente do clube, Abramovich disse poder considerá-lo "amigável" mas "bastante acalorado". "Trato-o com grande respeito e não só por causa das suas realizações no futebol," disse.
Abramovich também negou seu desligamento do futebol dentro de poucos anos.
"As pessoas que me conhecem diziam que eu ganharia um ou dois torneios da Premiership e depois não me manteria interessado", disse. "A realidade é que já ganhamos dois campeonatos da Premiership, mas eu estou mais animado para esta temporada em particular do que no ano passado ou no retrasado."

MosNews

(MosNews, , http://mosnews.com/news/2006/12/25/abramovichclub.shtml, 25/12/2006)