Jewell acusa a Liga de 'conspirar' sobre Tevez
Michael Walker
The Guardian
Paul Jewell, técnico do Wigan Athletic, disse que a Premier League "conspirou" quando puniu o West Ham United sobre o caso envolvendo Carlos Tevez. O West Ham foi multado em £5,5 milhões de libras, mas não recebeu nenhuma dedução de pontos, e Jewell revelou que o seu clube tinha sido contatado, depois da decisão de sexta-feira passada determinada por uma comissão da Premier League, o qual foi sondado por funcionários do Wigan para derrotar o West Ham no sábado por causa da inadequada natureza da punição.
Depois da vitória do West Ham na qual Tevez foi decisivo, Jewell disse que um "precedente" tinha sido aberto onde os clubes podem esperar sanções financeiras ao invés de uma perda de pontos por colocar em campo jogadores de forma irregular. Ele ampliou o assunto mencionando "outros clubes londrinos do topo da Liga", que podem usar acordos com terceiros para contratar jogadores. Jewell disse que as autoridades do futebol "estão com medo do que eles poderiam descobrir" caso fossem forçados a investigar a fundo a prática de certos clubes.
"Um informante contou a uma pessoa ligada a mim: 'Por favor, vençam o West Ham no sábado'", revelou Jewell, "eles [a Premier League] sabem que eles, no fundo, conspiraram. Eu acho que é um precedente. É contra o regulamento. Aposto um milhão de libras que o West Ham teria perdido pontos se ele estivesse esquecido no fundo da tabela, como o Watford. Acho que as pessoas que controlam o jogo, estão com medo do que eles talvez possam encontrar".
A vitória do West Ham sobre o Wigan deixou os dois clubes separados pela diferença de apenas um gol, mas Jewell enfatizou que estaria fazendo suas observações "se estivéssemos no topo da Liga". "Deixe eu colocar as coisas corretamente", disse, "o West Ham jogou melhor do que a gente, eles mereceram ganhar. E eu não gostaria de subir por causa disso [uma dedução de pontos]. Mas eu tenho noção sobre o certo e o errado e uma multa não é a punição correta. Mas isto devia ter sido feito na hora correta. Existem pessoas na Premier League desesperadas para que o West Ham não conseguisse muitos pontos nesta fase.
"Para ser sincero suspeitei de uma tramóia quando o Accrington Stanley foi punido - enquanto o Bury foi expulso da FA Cup por colocar em campo um jogador desqualificado - e quando ficou claro que o West Ham, talvez tenha feito a mesma coisa, eu acho que eles [as autoridades] pensaram juntos e disseram 'não tirem pontos do Accrington Stanley, melhor multá-lo'. E, eu tenho que dizer, se eles encontrarem um terceiro como proprietário de Tevez, talvez então eles tenham que investigar outros clubes de Londres do topo da Liga".
(The Guardian, http://football.guardian.co.uk/News_Story/0,,2068460,00.html, 30/04/2007)
<< Home