Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Monday, April 23, 2007

Caso Litvinenko: Polícia Britânica Suspeita de Agentes Russos

A polícia britânica se prepara para emitir ordens de prisão contra três russos suspeitos do assassinato do ex-agente russo Alexandre Litvinenko, informou a agência de notícias France Press citando um artigo do jornal Mail on Sunday.
A polícia informou a fontes próximas à viúva do ex-espião, Marina, que os investigadores pretendem acusar três homens de envenenamento e assassinato, noticiou o Mail em sua primeira página.
Andrei Lugovoi, Dimitri Kovtun e Viatcheslav Sokolenko, são todos ricos empresários e ex-agentes da KGB, a extinta polícia secreta e agência de espionagem, eles se encontraram com Litvinenko três semanas antes de sua agonizante morte por envenenamento com Polônio-210 radiativo, em Londres no ano passado. Eles negam qualquer envolvimento com o caso.
O jornal Mail noticiou que a emissão das ordens de prisão, nas próximas semanas, iria prejudicar as futuras relações entre a Grã-Bretanha e a Rússia, a qual, quase certamente, vai impedir qualquer pedido de prisão e extradição.
A Inglaterra se recusou a atender as exigências de Moscou para extraditar o magnata exilado Boris A. Berezovsky, um crítico declarado do Presidente russo Vladimir V. Putin.
O Serviço de Procuradoria da Coroa (Crown Prosecution Service) que tem por missão apreciar as ações penais na Inglaterra e no País de Gales, informou ao Mail on Sunday que nenhuma decisão ainda tinha sido tomada sobre as acusações no caso de Litvinenko.
Alexandre Litvinenko, outro franco desafeto do governo de Putin, cujos sócios culpam o Kremlin por seu assassinato, morreu no dia 23 de novembro num hospital da capital britânica, aproximadamente três semanas após ter sido envenenado.

MosNews

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2007/04/23/poisonarrest.shtml, 23/04/2007)