Polícia Britânica Fará Mais Prisões no Futebol
Jamie Jackson
A prisão de um homem de 61 anos de idade, na sexta-feira, feita pela Polícia da cidade de Londres, em Manchester, por suspeita de lavagem de dinheiro, após uma investigação de corrupção no futebol, será seguida por mais prisões nos próximos dias, acredita o Observer Sport. Uma fonte da Polícia disse: 'Existe mais de um time da Premiership envolvido, e se tudo isto for levado adiante haverá um avanço importante'.
O homem que foi detido não é considerado um executivo de clube, nem agente de futebol, mas um contador ou um perito em negócios financeiros. Autoridades com acesso ao inquérito acreditam que este foi um marco do início de uma trilha de prisões que vai levar a mais figuras importantes do Premiership.
A prisão de sexta-feira veio como um resultado direto de uma ligação próxima entre a Investigação, do "inútil" inquérito da Premier League encabeçado por Lord Stevens, e várias agências incluindo a Polícia, a Alfândega e Autoridades Tributárias.
Uma fonte de uma das agências envolvidas na investigação disse: 'Isto é muito importante, pois normalmente é exercido pela contabilidade de uma offshore, com contas bancárias estrangeiras, fracionadas em múltiplas companhias para esconder a identidade das pessoas que fizeram ou que estão fazendo os negócios, o que significa que, normalmente, é muito difícil alcançar uma sólida evidência necessária à investigação'.
Acredita-se que quase todos os agentes estrangeiros contatados pela equipe de Investigação se recusaram a cooperar porque saíam da jurisdição da Premier League.
Entende-se, também, que a Premier League, que acionou a Investigação para averiguar transferências em fevereiro de 2006 e ainda não foi informada sobre a identidade do homem detido, vai possivelmente divulgar os resultados do relatório final de Stevens no próximo mês, uma vez que o julgamento do caso do contrato de Carlos Tevez do West Ham, da League, já foi decidido.
Kevin McCabe, o presidente do Sheffield United, quer que Kia Joorabchian, o agente dos argentinos, dê evidências, embora a Premier League possa ter sido confundida por esta ação, assim como as audiências que estão tentando descobrir se realmente ela deixou de lado seus compromissos. 'Isto não seria um segundo julgamento do West Ham', confirmou uma fonte.
Graham Shear, advogado de Joorabchian, está no momento considerando o próximo passo e 'nada está sendo descartado', de acordo com uma fonte próxima do empresário anglo-iraniano.
Samuel Eto, do Barcelona, também ligado às transferências para o Chelsea e para o Liverpool, aparenta ter se valorizado para fazer uma mudança para o Premiership.
Falando sobre o Eto, uma fonte no Nou Camp disse: 'o Barcelona gostaria de se livrar dele porque ele pode ser contestador e causar problemas.
'Mas o problema era seus €50 milhões de euros (£34milhões de libras) de taxa. E ele também está exigindo um salário de €8milhões de euros. O Liverpool provavelmente é incapaz de gastar este dinheiro e o Chelsea definitivamente não irá gastar'.
O Tottenham completou ontem a contratação do meio-campo de 18 anos de idade do Lens, Adel Taarabt, que estava emprestado ao clube da Premier League desde janeiro.
Martin O'Neill, treinador do Aston Villa está interessado em contratar o meio de campo da Holanda Nigel de Jong. O Hamburg está entusiasmado em se livrar de De Jong - seu jogador com o salário mais alto, em torno de £40,000 libras por semana - depois de uma temporada decepcionante no Bundesliga em que o time não conseguiu se qualificar para a Liga dos Campeões.
Dave Whelan, o presidente do Wigan, vendeu suas ações da companhia JJB Sports para uma joint-venture formada pelo grupo financeiro islandês Exista e o investidor dos esportes Chris Ronnie por £190milhões de libras. Whelan fundou a JJB em 1971.
O Kilmarnock revelou que o Celtic está interessado em contratar o goleador Steven Naismith. O jogador de 20 anos de idade que ganhou seu primeiro jogo pela Seleção da Escócia na vitória da quarta-feira sobre a Ilha de Faroe, também é um alvo dos Rangers que viu uma proposta de £400,000 libras ser rejeitada.
(The Guardian, http://football.guardian.co.uk/News_Story/0,,2099490,00.html, 10/06/2007)
<< Home