Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Thursday, March 08, 2007

Berezovski avisa: estádio só com Copa

Bilionário deseja erguer uma arena para o Corinthians de olho em 2014

Jamil Chade, CORRESPONDENTE, GENEBRA

Agora, pelo jeito, o magnata russo Boris Berezovski vai mesmo colocar a mão no bolso para construir o estádio do Corinthians. Se tudo der certo, investirá até R$ 500 milhões na arena, além de assumir de vez o controle da MSI, parceira do clube paulistano desde 2004. Ontem, em Londres, deu a notícia a um enviado do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Com uma condição: o estádio deve ser palco da abertura ou do encerramento da Copa do Mundo de 2014.

O projeto faz parte de plano do russo de investir pelo menos US$ 2 bilhões no Brasil, associado a outros quatro empresários estrangeiros. Há 15 dias, o presidente Lula recebeu Alberto Dualib, no Palácio do Planalto. O cartola corintiano pediu apoio para o projeto. Lula ligou para o ministro do Desenvolvimento, Luis Fernando Furlan, que designou Juan Quirós, da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), para lidar com o projeto.

Quirós manteve reuniões com Berezovski em Londres, onde o russo tem escritório já que vive exilado na Inglaterra. Depois de apresentar as condições de investimentos no País, o bilionário disse ao representante do governo que estaria tudo acertado para a construção do estádio. Quirós, porém, avisou que há um grupo de investidores no Brasil também interessado. Por isso, a alternativa seria a de tocar o projeto em conjunto. O russo não se opôs à idéia de uma obra repartida com diferentes parceiros.

Isso será um dos temas da visita de negócios que Berezovski fará ao Brasil nas próximas semanas. A intenção é aproveitar o tempo para fechar detalhes do projeto e ser apresentado a seu parceiros nacionais na empreitada. “Os brasileiros sabiam que viríamos conversar com Berezovski e foram informados do resultado do encontro”, afirmou Quirós, ao deixar a reunião. Esses investidores, no entanto, não querem ainda ter identidades reveladas.

CONCRETO

Já despontam planos concretos para o complexo esportivo, que terá capacidade para 60 mil torcedores e será planejado por arquiteto que também preparou estádios na Alemanha para a Copa de 2006 e em Portugal para a Eurocopa de 2004. O nome do autor? Outro segredo bem guardado. Há três áreas em estudo, na grande São Paulo, e segundo Quirós a arena atenderá às exigências da Fifa.

Berezovski confidenciou a amigos que vai assumir de vez sua participação na MSI a partir do momento em que percebeu que não havia mais condição de Kia Joorabchian se acertar com os dirigentes do Corinthians. Por isso, ele saiu de cena. Seu trabalho será facilitado se decidir passar de 3 a 5 meses por ano no Brasil.

(O Estado de S. Paulo, Esportes, 08/03/2007, p. E-4)