Khodorkovsky é Acusado de Lavagem de Dinheiro
Os advogados disseram que seus clientes negam categoricamente as novas acusações.
Yury Shmidt, um advogado de Khodorkovsky, disse que seu cliente foi acusado de desvio e lavagem de US$23 a 25 bilhões de dólares.
"Esta cifra de bilhões de dólares, não só é absurda, como é absolutamente insana", disse Karina Moskalenko, outra advogada de Khodorkovsky.
O Escritório da Procuradoria Geral, agora alega, que Khodorkovsky, o fundador da atualmente falida companhia petrolífera Yukos, e Lebedev são culpados de desvio de recebimentos das subsidiárias da Yukos, Fargoil e Ratibor, e de lavar o dinheiro através da Open Russia Foundation, uma organização beneficente estabelecida por Khodorkovsky, em 2001, com doações privadas para ajudar instituições acadêmicas e organizações não governamentais na Rússia.
Há duas semanas, Shmidt disse que o magnata preso tinha se recusado a cooperar com a investigação até que ele fosse indiciado com "acusações concretas” e transferido para um regime de prisão mais flexível de pré-julgamento, em Moscou.
Tanto Khodorkovsky como Lebedev, cumprem pena de oito anos na Sibéria desde 2005, por fraude e evasão de despesas, foram transferidos para uma detenção menos rigorosa para pré-julgamento, em Chita, na Sibéria Oriental, em dezembro de 2006.
Khodorkovsky, que adquiriu ativos do petróleo através de negócios controversos de privatização no início dos anos 1990, insistiu que seu caso foi orquestrado pelas autoridades para silenciar sua crítica ao Presidente Vladimir Putin e como parte de uma campanha para trazer ativos minerais para o controle do Kremlin.
MosNews
(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2007/02/05/khodorkovskycharged.shtml, 05/02/2007)
<< Home