Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Monday, November 27, 2006

Morte de Litvinenko estaria relacionada ao dossiê da Yukos

Alexander Litvinenko, ex-agente de segurança russo, que morreu num hospital de Londres na semana passada, devido a um envenenamento, visitou Israel recentemente para entregar um dossiê investigando o caso Yukos, a gigante petrolífera russa, noticiou na segunda-feira, o The Times citando um antigo proprietário da Yukos.
Litvinenko passou o dossiê a Leonid Nevzlin — ex-executivo da Yukos, que fugiu para Tel Aviv depois que a Rússia assumiu a Yukos e liquidou-a. Nevzlin é procurado na Rússia sob acusações de imensa fraude e cumplicidade em um assassinato.
O dossiê contendo evidências do governo russo fazendo transações com a Yukos, será apresentado na segunda-feira à Polícia Metropolitana de Londres, informou o jornal.
"Alexander tinha informações sobre crimes que foram cometidos com a participação direta do governo russo", comentou Nevzlin. Ele também disse que Litvinenko possuía documentos revelando os mais significativos aspectos do caso da Yukos.
Foi noticiado que Litvinenko teria descoberto evidências sobre o que teria acontecido com os que se opuseram à dissolução forçada da Yukos, pessoas que desapareceram, morreram em circunstâncias misteriosas, ou fatos, tais como, a prisão de seu presidente Mikhail Khodorkovsky.
MosNews