Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Tuesday, October 31, 2006

Rússia quer explicações do Quirguistão sobre visita de Berezovsky

O escritório da Procuradoria Geral da Rússia está pedindo explicações sobre uma suposta visita que Boris Berezovsky, ex-magnata da mídia que vive atualmente exilado em Londres, teria recentemente feito ao Quirguistão, informou a Radio Free Europe, na terça-feira citando reportagens de Moscou e de Bishkek, capital e maior cidade do Quirguistão.
A oposição quirguistanesa alega que Berezovsky, que é procurado na Rússia por acusações criminosas, as quais ele nega, em julho teria voado secretamente para o país vindo de Londres para se encontrar com o Presidente Kurmanbek Bakiev.
Bakiev negou ter alguma vez se encontrando com o empresário russo.
A 24.kg, agência de notícia do Quirguistão, divulgou hoje uma carta, recebida em 20 de outubro da Rússia, pela Comissão Parlamentar do Quirguistão que está investigando o suposto encontro de Berezovsky com Bakiev.
Nela, um alto funcionário relacionado com o escritório da Procuradoria Geral Russa, disse que Moscou obteve a confirmação de que Berezovsky visitou o país por algumas horas, em 29 de julho.
O funcionário disse que as autoridades do Quirguistão nada fizeram para deter Berezovsky, transgredindo, assim, "suas obrigações internacionais”.
MosNews

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2006/10/31/berezkyrgyzstan_.shtml, 31/10/2006, 12h24)