Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Friday, October 27, 2006

Joorabchian prepara mudança de brasileiro para o Hammers

Jon Brodkin
The Guardian

Kia Joorabchian está pronto para levar um terceiro jogador sul-americano para Upton Park, se sua perspectiva de assumir o controle do West Ham se concretizar. O empresário iraniano foi o que mais contribuiu para a ida dos jogadores argentinos, Carlos Tevez e Javier Mascherano do Corinthians, e agora quer contratar o meio de campo brasileiro, Carlos Alberto para o mesmo clube, em janeiro.
Carlos Alberto foi afastado por seu treinador, Emerson Leão, e está próximo de Joorabchian, que supervisionou sua transferência de £4.5milhões de libras do Porto para o Corinthians, em 2005, através da MSI (Media Sport Investment), grupo que controla o Corinthians e que facilitou as transferências de Tevez e Mascherano para o Upton Park. Alberto estava sendo esperado ontem, em Londres, para discutir seu futuro com Joorabchian.

Uma transferência do jogador de 21 anos de idade para o West Ham seria uma contingência para Joorabchian tomar o controle em Upton Park. Ele está perto de completar o levantamento nas contas e estabelecer a sua satisfação, espera-se que ele faça uma proposta formal para o clube ao final da próxima semana.
Isto custará ao seu consórcio pelo menos £70milhões de libras para comprar as ações e ele possui considerável apoio financeiro de Eli Papouchado, magnata israelense. A dupla visitou o campo de treino do West Ham, esta semana.
Alberto conquistou a Copa Européia (Liga dos Campeões), em 2004, atuando pelo Porto sob o comando de José Mourinho, agora técnico do Chelsea, e marcou o gol de abertura na vitória de 3 a 0 sobre o Mônaco, na final. Uniu-se ao Porto, em 2004, vindo do Fluminense, mas, saiu após um ano voltando à sua Pátria pelo Corinthians.
Mascherano e, em particular, Tevez não acharam tão fácil se adaptar à liga principal, mas a transição de Carlos Alberto talvez seja mais simples, porque ele já jogou na Europa. Há duas semanas ele foi afastado indefinidamente por Leão após uma brigar com o treinador em público, quando tinha sido substituído durante jogo da Copa Sul-americana, na Argentina. Leão disse: "Carlos Alberto cometeu um ato de insubordinação, desrespeitando o treinador e a hierarquia e está afastado, até segunda ordem”.
O West Ham precisaria que Carlos Alberto fosse dispensado, para trazê-lo para Upton Park, pois entende-se que ele não possua ainda plenas condições para uma licença de trabalho. Ele jogou somente alguns jogos pelo Brasil, ao passo que, os regulamentos afirmam que os atletas pretendentes devem ter atuado em 75% das competições internacionais do time principal para que estejam disponíveis ao final de dois anos, e acredita-se que ele não possua dupla nacionalidade européia.
No entanto, licenças de trabalho podem ser concedidas aos jogadores julgados como sendo do mais alto gabarito e capazes de contribuir significativamente ao desenvolvimento do esporte no Reino Unido. Dois brasileiros no Arsenal, Julio Baptista e Denílson, de 18 anos de idade, ganharam este status, assim como o nigeriano Mikel John Obi, meio-campo do Chelsea.
Joorabchian estava sendo esperado na sua reunião com Carlos Alberto para discutir como transferir o passe do jogador para fora, depois do afastamento do Corinthians. Embora Joorabchian tenha dito que saiu da MSI, ele disse no mês passado que continuará a fazer negócios para "os jogadores com os quais eu tenho uma responsabilidade pessoal."
Recentemente Carlos Alberto deixou claro que acredita em um futuro longe do Corinthians. "Uma coisa é certa", disse, "eu não continuarei a trabalhar como um idiota se o treinador não quer meu futebol. Cuidarei de minha vida no caso do Corinthians não me querer mais."
Se Joorabchian se tornar o proprietário do West Ham, uma das suas primeiras tarefas será tratar do futuro do técnico, Alan Pardew. A equipe perdeu oito jogos sucessivos e está na zona de rebaixamento da liga principal. Joorabchian não considera o ex-treinador da Inglaterra, Sven-Goran Eriksson, como um possível substituto para Pardew. Se optasse por um técnico britânico, Alan Curbishley seria o candidato. Curbishley, um ex-jogador do West Ham, está sem trabalho desde que saiu do Charlton no final da última temporada.

(The Guardian, http://football.guardian.co.uk/News_Story/0,,1932718,00.html, 27/10/2006)