Premiados com Nobel e Líderes Políticos Apelam ao G7 contra Putin pela Liberdade Civil
O Projeto de Transição Democrática (Project on Transitional Democracies) divulgou terça-feira uma carta aberta aos países do G7, às vésperas da reunião de cúpula do G8, em S. Petesburgo, apressando lideranças ocidentais a cobrar o Presidente Putin por “políticas russas interna e para estrangeiros que não são aceitas por países vizinhos, pela comunidade internacional e muitos de seus próprios cidadãos”.
A carta, assinada por uma centena de políticos, formadores de opinião, intelectuais e premiados com o Nobel na Europa e nos Estados Unidos, assevera que a Rússia precisa adotar “normas de justiça, liberdade e diplomacia aceitas internacionalmente se pretende manter-se como membro do G8 e da comunidade de nações democráticas” e clama aos líderes do G7 para “ampliar estas iniciativas junto ao Presidente Putin no final-de-semana em S. Petesburgo.”
A carta aberta foi enviada para Garry Kasparov, um organizador da cúpula da “Outra Rússia” que ocorre em Moscou, uma conferência de líderes de oposição e defensores da democracia na Rússia. Kasparov leu a carta aos participantes e expressou sua gratidão pelo apoio internacional.
Bruce Jackson, Presidente do Projeto de Transição Democrática explicou: “Está claro para os signatários da carta que sob a liderança do Presidente Putin a Rússia está seguindo para a direção errada. Os líderes do G7, durante a cúpula do G8 neste fim-de-semana, precisam interessar-se com o crescimento do autoritarismo e com a perda da liberdade política na Rússia. É igualmente importante para nossos líderes reconhecer que há outra Rússia, que está aberta à representação pela liderança democrática, encontrando-se em Moscou para promover suas convicções sobre o temor do retorno do poder repressivo do Estado na política russa”.
A carta aberta foi assinada por quase cem líderes culturais, intelectuais e políticos, incluindo o ex-Primeiro Ministro sueco Carl Bildt, laureados com o Nobel, como David Trimble, o filósofo político Andre Glucksman, e 17 atuais e antigos membros do Parlamento Europeu.
MosNews
(MOSNEWS, http://www.mosnews.com/news/2006/07/12/pressputinonhumanrights.shtml, 12/07/2006)
<< Home