Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Thursday, May 11, 2006

Patarkatsishvili se encontrará com Saakashvili

Badri Patarkatsishvili, influente magnata financeiro e da mídia, encontrará o presidente georgiano Saakashvili, em 11 de maio, para discutir as normas para negócios no país, segundo disse Patarkatsishvili à sua estação de TV Imedi.
Patarkatsishvili criticou as autoridades georgianas por pressões contra o setor empresarial e contra sua estação da televisão, quando falou à Federation of Georgian Businessmen (FGB), em 29 de março último.
Patarkatsishvili disse à Imedi TV, em 11 de maio, que mantém ainda as críticas que expressou em março, mas acrescentou que o discurso do presidente Saakashvili na sessão do governo, em 10 de maio, na qual o Presidente pediu proteção para os negócios, deu-lhe uma razão para ser otimista.
"Agora é hora de executar aquelas palavras do presidente", disse Patarkatsishvili.
"Nós estamos inclinados não somente a criticar as autoridades, mas a ajudá-las também a encontrar maneiras de resolver os problemas", disse Patarkatsishvili.
"Eu quero mostrar ao presidente os problemas que persistem no país e em particular nos negócios", acrescentou.
Patarkatsishvili disse também que planeja impulsionar a questão da introdução das Tax Arbitration Councils, grupos que vão tratar de disputas sobre impostos entre empresários e autoridades.
As Tax Arbitration Councils, que foram estabelecidas para cada caso particular a fim de resolver as disputas judiciais entre os contribuintes e as autoridades, foram vistas pela comunidade empresarial como um dos mais bem sucedidos componentes do novo código de taxas, que foi aprovado em dezembro de 2004. Contudo, os Conselhos de Arbitragem foram cancelados em abril de 2005, depois que as autoridades foram derrotadas em diversos casos.
(Civil Georgia, www.civil.ge/eng/article.php?id=12539, 11/05/2006)