Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Tuesday, February 21, 2006

Líder checheno pró-Putin culpa Berezovsky, exilado do Kremlin, de financiar grupos rebeldes

O atual primeiro ministro da Chechenia acusou o oligarca Boris Berezovsky de financiar militantes chechenos na década de 1990.

Ramzan Kadyrov, filho do presidente da Chechenia, Akhmad Kadyrov, disse na terça-feira que Berezovsky tinha transferido milhões de dólares para que militantes comprassem armas e munição, reportou a agência de notícia Interfax.

Conversando, em reunião com Louise Arbour, Alta Comissária de Direitos Humanos das Nações Unidas, Kadyrov disse "Berezovsky se encontrou numerosas vezes com líderes militantes e propôs um esquema de financiamento." De acordo com Kadyrov, Berezovsky disse aos militantes "eu não posso dar-lhes o dinheiro diretamente, esse é o motivo pelo qual eu proponho seqüestrar cidadãos russos e grupos na Chechênia, e eu pagarei milhões dos dólares pelo aparente resgate.”

Ele responsabilizou diversos países de esconder líderes de grupos armados ilegais. Kadyrov disse que um desses líderes, Akhmed Zakayev, que está vivendo em um exílio britânico, tinha financiado o ataque terrorista que matou o seu pai, em 09 de maio de 2004. "U$1 milhão de dólares foi remetido a Akhmed Zakayev para organizar um ataque do terrorista contra o Presidente Akhmad Kadyrov," disse o filho do presidente.

Berezovsky está vivendo também na Grã Bretanha após ter sido acusado de fraude e ter sido incluído na lista federal russa de procurados.

(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2006/02/21/kadyrovberezovsky.shtml, 21/02/2006)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home