Sovietic News - Notícias

Noticiário - Antonio Roque Citadini

Monday, November 28, 2005

Polícia israelense interroga empresário russo no caso Hapoalim


MosNews

A polícia israelense têm interrogado o empresário russo, Arkady Gaidamak sob investigação desde domingo, sobre o caso de lavagem de dinheiro no Hayarkon, filial do Banco Hapoalim, em Telavive, noticiou na segunda-feira o site Globe.co.il.

A polícia começou a interrogar Gaidamak, 53, na noite passada, no departamento de polícia em Petah Tikva. Na segunda-feira os investigadores de polícia acompanharam Gaidamak, durante uma busca realizada na sua casa, em Caesarea. Depois da busca, Gaidamak foi levado de volta à delegacia de polícia para prestar mais esclarecimentos.

Uma investigação nas contas bancárias de Gaidamak, no banco Hapoalim, encontrou grandes somas em dinheiro, aparentemente U$150 milhões. Depois de uma investigação secreta contra o empresário, as autoridades revelaram que pretendem congelar as suas contas no banco Hapoalim. A polícia está investigando no momento, se ele teria obtido informações privilegiadas sobre o andamento da investigação, e, em caso afirmativo, de onde elas teriam vazado.

Gaidamak comemorou, no domingo, a vitória de 3 a 2 de seu clube de futebol Betar Jerusalem, sobre o clube da segunda divisão, Bnei Yehuda, na liga principal. Ele compareceu ao estádio, animando os torcedores do seu time.

Gaidamak foi nomeado presidente do Betar Movement, algumas semanas atrás. Na noite de ontem, ele anunciou que pretende fundar um novo partido político, que vai se chamar Betar. Em uma entrevista para a TV a cabo russa, Channel 9, disse que quer "retomar a era Betar como um movimento político que irá disparar na corrida pelas eleições para o Knesset (parlamento israelense, de uma só Câmara)."

Uma publicação, a seu favor, divulgada na imprensa, na edição de domingo, indicou que Gaidamak planejou recuperar Betar para "o seu lugar histórico no mapa social e político, com ênfase nos valores sionistas, educação e programas sociais, promovendo questões judaicas e imigração."

Gaidamak também comprou recentemente o jornal semanal “The Moscow”.


(MosNews, http://www.mosnews.com/news/2005/11/28/hapoalim.shtml, 28/11/2005)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home